Uma ideia da arte postal é a de troca sem comércio e por ter surgido num mundo polarizado politicamente nos anos 60, seu objetivo era veicular informação, protesto e denúncia.
Nos anos 60, a arte postal foi uma forma de expressão entre artistas.
Ray Johnson cria, em Nova York, nos Estados Unidos, a Correspondance Art School (Escola de Arte por Correspondência) e em 1963, escreve uma carta num envelope, usando a frente e o verso, rompendo assim com o conceito de privado e reproduz publicamente seu diálogo com outra pessoa expondo sua intimidade.
Na década de 70, todos os interessados em fazer arte já podiam participar em grupos de trocas, o conceito de Eternal Network, rede que lida com listas de endereços dos participantes, sendo que qualquer um pode sair ou entrar a qualquer momento que desejar, mantendo o fluxo e movimento dos circuitos artísticos.
A partir de 1980, museus e universidades começaram a valorizar a arte postal.
Mas no final da década o movimento perdeu força entre os artistas que trabalhavam esse veículo como forma de protesto.
Nos anos 90 inicia diálogo com as novas mídias e foi na internet que os artistas encontraram um meio privilegiado para novas experimentações, inaugurando novas poéticas, novos canais de participação, de mobilização e de divulgação da arte postal.
Atualmente, estamos acostumados à grande quantidade de redes presentes virtualmente na Internet, onde todos podem interagir em tempo real e acrescentar visões a uma mesma obra, quase que instantaneamente. Os meios de comunicação quebram as barreiras físicas, espaciais e tecnologias e as representações disseminam-se através da virtualidade dos suportes eletrônicos, possibilitando a existência de uma espécie de aldeia global.
Ainda incipiente enquanto forma artística, a rede construída pela Arte Postal transforma o modo de fazer artístico, quebra barreiras e paradigmas, no entanto, pouco se fala desta nova forma de disseminação da informação. É uma arte revolucionária na sua essência que utiliza os suportes físicos para produzir seus significados.
É nesse lugar que estabelecemos nosso ponto de partida.