Avançar para o conteúdo

MailArt4Seniors

O projeto MailArt4Seniors se baseia na construção de um programa inovador de formação não formal para educadores adultos (assistentes sociais envolvidos com idosos, profissionais que trabalham em lares de idosos, psicólogos geriátricos, enfermeiros geriátricos, artistas que oferecem workshops a idosos) para ajudar os idosos a lidar com o isolamento e a solidão, assegurar o seu bem-estar pessoal, manter a sua vida social e desfrutar de uma vida diária de qualidade durante a pandemia através de atividades de arte por correio. A arte do correio já existe há muitas décadas. 
Não é uma ideia particularmente nova, mas neste tempo de isolamento das pessoas devido à pandemia, sentiu-se muito importante reanimá-la e utilizá-la como meio de expressão artística.
 Especialmente aos idosos que experimentam intensamente o distanciamento social, será dada a oportunidade através da arte postal como um modo seguro de criatividade comunitária, de expressar e partilhar – com os seus familiares, amigos e colegas – sentimentos, pensamentos, emoções e ideias de uma forma artística, imaginativa, motivadora e sobretudo segura, para a sua saúde, pois a distância será mantida, mas a solidão e o isolamento serão combatidos.

O que é o MailArt - Arte postal

A arte postal, ou mail art, é uma forma de arte que utiliza objetos relacionados ao correio como meio.
Uma ideia da arte postal é a de troca sem comércio e por ter surgido num mundo polarizado politicamente nos anos 60, seu objetivo era veicular informação, protesto e denúncia.
Nos anos 60, a arte postal foi uma forma de expressão entre artistas.
Ray Johnson cria, em Nova York, nos Estados Unidos, a Correspondance Art School (Escola de Arte por Correspondência) e em 1963, escreve uma carta num envelope, usando a frente e o verso, rompendo assim com o conceito de privado e reproduz publicamente seu diálogo com outra pessoa expondo sua intimidade.
Na década de 70, todos os interessados em fazer arte já podiam participar em grupos de trocas, o conceito de Eternal Network, rede que lida com listas de endereços dos participantes, sendo que qualquer um pode sair ou entrar a qualquer momento que desejar, mantendo o fluxo e movimento dos circuitos artísticos.
A partir de 1980, museus e universidades começaram a valorizar a arte postal.
Mas no final da década o movimento perdeu força entre os artistas que trabalhavam esse veículo como forma de protesto.
Nos anos 90 inicia diálogo com as novas mídias e foi na internet que os artistas encontraram um meio privilegiado para novas experimentações, inaugurando novas poéticas, novos canais de participação, de mobilização e de divulgação da arte postal.
Atualmente, estamos acostumados à grande quantidade de redes presentes virtualmente na Internet, onde todos podem interagir em tempo real e acrescentar visões a uma mesma obra, quase que instantaneamente. Os meios de comunicação quebram as barreiras físicas, espaciais e tecnologias e as representações disseminam-se através da virtualidade dos suportes eletrônicos, possibilitando a existência de uma espécie de aldeia global.
Ainda incipiente enquanto forma artística, a rede construída pela Arte Postal transforma o modo de fazer artístico, quebra barreiras e paradigmas, no entanto, pouco se fala desta nova forma de disseminação da informação. É uma arte revolucionária na sua essência que utiliza os suportes físicos para produzir seus significados.
É nesse lugar que estabelecemos nosso ponto de partida.

Leia a matéria sobre o MailArt divulgada no EPALE clicando AQUI

Apresentação

[dflip id="8604" ][/dflip]

Artistas MailArt

Clique no botão abaixo e veja mais sobre os artistas do MailArt

Atividades do projeto /Mail art Ativities

Dia 19 de Abril, pelas 15h, na Casa São José em Camara de Lobos. Mailart4seniors- Multiplier event

Activity: MailArt - 24 July 2023 | Atividade: MailArt - 24 de Julho 2023

No dia 24 de julho, na Casa São José, realizou-se mais um evento de Mailart, com a participação de jovens e séniors.
Foi uma atividade intergeracional inserida no projeto Erasmus MailArt4Senior, financiado pela UE.
Este projeto foi um verdadeiro sucesso e continuará a ser implementado em escolas e centros séniors da RAM.
Um agradecimento especial à Prof. Sandra Paulo pelo seu profissionalismo e apoio.
Obrigado à Casa São José pelo seu trabalho colaborativo.
 
On 24 July, at Casa São José, another Mailart event was held, with the participation of young and senior people.
It was an intergenerational activity inserted in the Erasmus MailArt4Senior project, funded by the EU.
This project was a real success and will continue to be implemented in schools and senior centres in Madeira.
A special thanks to Prof Sandra Paulo for her professionalism and support.
Thanks to Casa São José for their collaborative work.

Intergenerational Activity: MailArt - 17 July 2023 | Atividade Intergeracional: MailArt - 17 de Julho 2023

No dia 17 de Julho, realizou-se na Casa São José, uma atividade intergeracional com jovens e sêniors utilizando as técnicas do Projeto Erasmus MailArt4seniors.
Esta atividade organizada pela ACSSRaquel Associaçao Raquel Lombardi, teve a orientação artistica da Prof Sandra Paulo, voluntaria da ACSSRL, que dinamizou esta atividade artística.
Um agradecimento especial a Casa São José em Câmara de Lobos que é nosso parceiro colaborativo.

On 17 July, an intergenerational activity was held at Casa São José with young people and seniors using the techniques of the Erasmus MailArt4seniors Project.
This activity organised by ACSSRaquel Associaçao Raquel Lombardi, had the artistic guidance of Prof Sandra Paulo, ACSSRL volunteer, who promoted this artistic activity.
A special thanks to Casa São José in Câmara de Lobos who is our collaborative partner.

Sessões de formação MailArt - Artista Formador Diogo Goes

Primeira sessão MailArt for Seniors
Utentes do Centro São José – Câmara de Lobos
Artista formador DIOGO GOES
Segunda sessão MailArt for Seniors
Utentes do Centro São José – Câmara de Lobos
Artista formador DIOGO GOES
Terceira sessão MailArt for Seniors
Utentes do Centro São José – Câmara de Lobos
Artista formador DIOGO GOES
Quarta sessão MailArt for Seniors
Utentes do Centro São José – Câmara de Lobos
Artista formador DIOGO GOES
Quinta sessão MailArt for Seniors
Utentes do Centro São José – Câmara de Lobos
Artista formador DIOGO GOES
Trabalhos em MailArt realizados pelos utentes da Casa São José em Câmara de Lobos.
Orientação a Cargo do Artista Plástico Diogo Goes

Arte postal em Portugal

EVENTOS DE MAILART EM PORTUGAL:

  • Convocatória para a IV Mostra de Arte Postal em Viseu – Museu Quinta da Cruz. Tema VISEU cidade – jardim. As entregas dos trabalhos foram até o dia 31 de dezembro de 2021. A exposição ainda está por definir mas será em 2022. Saiba mais clicando AQUI.

  • Exposição internacional de arte_correio MAILART.PT #003 do Museu de Arte e Cultura de Espinho aconteceu de 31 de julho 2021 a 31 de agosto 2021. O objetivo deste projeto é promover e elucidar o público sobre esta forma de arte através de uma forte vertente pedagógica. A rotatividade das obras permite a revisitação e a criação de renovadas coleções confrontando artistas e épocas. Saiba mais clicando AQUI.

  • “MAILART.PT” é uma plataforma online para promoção e arquivo internacional de arte_correio [ mail_art ] & arte_por_correio [ art_by_mail ]. Partilhando o mesmo nome, “MAILART.PT” é também uma mostra internacional rotativa de arte correio, e suas derivações, curada pelo artista Monsenhor enVide neFelibata da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora. Esta Mostra é renovada ao dia 31 de cada mês e apresenta uma selecção das obras mais representativas do seu género e de afamados artistas. Está em exposição no Museu de Arte e Cultura de Espinho. Sua segunda edição foi a a MAILART.PT #002 iniciada em 31 de maio de 2021 e finalizada em 31 de julho de 2021. Clique AQUI e saiba mais.

  • III Mostra de Arte Postal em Viseu – Museu Quinta da Cruz. Tema ´Luz, Câmara, Ação` resultado da convocatória feita durante o ano de 2020 o público pôde conhecer os resultados de diversas criações rececionadas via correio tradicional na Quinta da Cruz, traduzidos na exposição de 124 participações, num total de 204 obras, provenientes de 28 países. Exposição realizada com início em 18 de dezembro de 2021. Clique AQUI e veja o artigo.

  • V Convocatória de Arte Postal – O meu azulejo de papel com entrega final em 31/12/2020 do Correio do Porto. Clique AQUI e veja mais sobre a convocatória.
    Em 6 de fevereiro de 2021 podemos ver alguns dos artistas inscritos e seus trabalhos. Veja clicando AQUI

  • Exposição coletiva Alice’s Mail Art realizada na galeria Monumental em Lisboa de 16 de setembro a 28 de outubro de 2017.
    A partir do conceito de Mail Art dos anos 60 do século XX, foram convocados 38 artistas de várias áreas: artes plásticas, design, música, poesia, performance que refletissem sobre a Mail Art e que enviassem pelo correio uma obra, utilizando assim os meios de comunicação e de partilha da época. Clique AQUI e saiba mais.

  • “desAMORes” é uma exposição de Arte Postal e de Arte por Correio feita na ‘Casa da Pedreira’ em Vila Nova de Famalicão, Portugal de 12/12/2015 a 27/02/2016. Clique AQUI e saiba mais.

ARTISTAS DE MAILART EM PORTUGAL:

Clique nos nomes e conheça um pouco mais sobre eles.
Você também é artista de MailArt em Portugal? Entre em contato e nos fale mais sobre você. Queremos te conhecer mais e colocar em nossa lista de artistas portugueses.

– Bárbara R.
– BroTTasArt
– Mizé Artista Plástica – ArtMail
– Diogo Goes

Entrevista

Entrevista feita com 10 profissionais que trabalham com seniores:

– 5 professores (Escola b1 PE Covão e Vargem- Educação de adultos(2), Centro de Dia do Estreito (2), Centro comunitário do Funchal (1) )
do Centro Comunitário Regional da Madeira
– 1 artista
– 1 músico
– 1 director de um centro de idosos
– 1 fisioterapeuta
– 1 terapeuta ocupacional

Clique no botão abaixo e veja as respostas deles.

Exibição - Arte postal redesenhada

Museu Postal Finlandês
12 de Abril – 29 de maio de 2022

[dflip id="8606" ][/dflip]

Opening ceremony

Veja aqui algumas fotos da exibição

MailArt 4 Seniors na Itália

Entre em contacto e saiba mais sobre este projeto​