Avançar para o conteúdo

Orquestra de Bandolins da Câmara de Lobos

A formação da Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos partiu de uma proposta ao município de Câmara de Lobos pelos professores Helena Sousa e Emanuel Faria no ano de 2008, sendo que neste concelho havia já uma tradição bandolinista bastante antiga, mas entretanto extinta.

Tendo a proposta sido aceite, a orquestra estreou-se em 2009 e desde então, tem mantido uma atividade constante, apresentando uma agenda anual de concertos, onde se apresenta não só no formato de orquestra, mas também em grupos de música de câmara.

Tem vindo a desenvolver um importante trabalho junto da comunidade local através das aulas de música a crianças e jovens que revelam interesse na aprendizagem musical e posteriormente em integrar a orquestra. Muitos dos alunos da orquestra têm ingressado no conservatório, sendo que alguns seguiram os seus estudos musicais no nível superior, encontrando-se atualmente em escolas de ensino superior tanto em Portugal como no estrangeiro.

Tem realizado projetos em parceria com vários músicos e instituições.

O repertório da orquestra é bastante variado como forma de chegar a um público mais abrangente.

Em 2018 deu início aos projetos “Há Música no Miradouro” e “Há Sons na Capela”, que ainda hoje se mantêm.

Em 2019, atuou pela primeira vez fora da região, nomeadamente em Castelo Branco onde realizou 3 concertos em parceria com o coro da Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco.

Em julho de 2022 realizou 3 concertos em Arganil, Coimbra, no âmbito das comemorações do XX aniversário da Tuna Popular de Arganil.

Desde 2019 tem participado em todas as edições do Festival International de Guitarras, na ilha da Madeira.

Atualmente a orquestra é constituída por 15 elementos e a direção artística é de Helena Sousa.