Quem somos
A Associação Cultural e Solidariedade Social Raquel Lombardi, teve a sua génese em 2015, com o projeto “Unidos”, promovido pela atual presidente Raquel Lombardi. Nessa altura, realizava o tratamento de quimioterapia no combate a um cancro de mama que lhe tinha mudado a sua vida. Pretendia promover a solidariedade através das artes. Com o intuito de transmitir uma mensagem de esperança a todos os doentes oncológicos, começou a realizar concertos solidários. Em 2016, a Associação foi registada, e, em 2020 foi reconhecida como utilidade pública pela Vice-presidência do Governo Regional da RAM. Em 2021 foi reconhecida a nivel nacional como utilidade publica no âmbito da cultura. Esta associação debruça-se sobre 3 áreas de atuação: Saúde E Inclusão/ Educação e Cultura / Solidariedade.
Por conseguinte, também Promove a Madeira como destino artístico e organiza vários eventos de importância relevante no âmbito saúde, cultura e educação, inclusão. É responsável pela organização do Festival Internacional de Guitarras da Madeira, um evento de alta qualidade artística, que tem recebido críticas muito positivas de artistas estrangeiros e nacionais. Como referido, a partir deste evento internacional tem sido divulgado o destino da ilha da Madeira a outros Festivais internacionais nomeadamente Festival Via del Grano (Eboli- Itália), Festival Internacional de Guitarras Rust (Áustria) Art Street Festival (Búlgaria) e MUC Festival (Madrid). Estes eventos dá oportunidade a jovens talentos e promovem a cultura artística da Pérola do Atlântico num contexto primoroso, notável e globalizante.
Participa em projetos europeus mostrando a cultura e tradições madeirenses. Proporciona ocasiões aos jovens em intercâmbios europeus de interesse para a sua formação profissional e pessoal.
ATIVIDADES:
Área Saúde:
Workshops sobre saúde e bem-estar (nutrição, saúde mental, exercício físico) com a parceria da Clínica das Madalenas e da Clínica de Machico.
Conferência internacional da saúde e inclusão onde sensibilizamos para a saúde e a inclusão. Esta conferencia tem sempre uma parceria com SER da Madeira e tem uma formação para professores de todos os recrutamentos.
Sessões de mindfulness junto com a clinica das Madalenas.
Campanhas de prevenção (diabetes, hipertensão, obesidade) nas escolas da RAM , juntas de freguesia e CMCL.
Atividades físicas e de bem estar:
Pegada Rosa
Educação:
Cursos de alfabetização de adultos parceria com o Centro Social e Paroquial do carmo.
Formação sobre empreendedorismo e empregabilidade parceria com IEM.
Educação para a cidadania e direitos humanos em parceria com o ISAL.
Inclusão:
Projetos intergeracionais – troca de conhecimentos entre jovens e idosos- através do projeto Metaverse.
Apoio a migrantes venezuelanos na aprendizagem de língua portuguesa.
Eventos culturais e de partilha intercultural – Festival Internacional de guitarras da madeira com formação de adultos na área da guitarra e dos cordofones madeirenses.
Ações de sensibilização para a acessibilidade e igualdade de oportunidades numa parceria com o instituto de emprego da Madeira.
Solidariedade:
Campanhas de voluntariado e apoio comunitário.
Projetos de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade Mark Madeira Wonderer’s.
Recolha de alimentos e bens essenciais para famílias carenciadas.
Participação de redes de apoio entre associações e organizações locais AIPES.
Também poderá saber algo mais sobre nós no nosso facebook