Avançar para o conteúdo

Quitó de Souza Antunes

Guitarrista

Natural de Alter do Chão ( Alto Alentejo), começou os seus estudos musicais ( guitarra clássica, flauta transversal e violeta), no Conservatório Regional de Tomar como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Após vários anos na classe do prof. Arlindo Marques, continuou os estudos superiores de história da música, técnicas de análise e composição e guitarra clássica, em Paris, sob a orientação do professor Betho Davezac, tendo obtido o 1° Prémio Cidade de Paris, bem como a Medalha de Ouro no Conservatório Nacional de Meudon.

Posteriormente frequentou vários cursos de aperfeiçoamento com Alberto Ponce (guitarra), Manuel Morais (música antiga), Nuno Torka-Miranda (tablaturas), Arlette Biget et Claude-Henri Joubert (pedagogia musical), Nicolas Brochot e Jean-Jacques Werner (direcção de orquestra).

Muito interessado pela música contemporânea, foi membro fundador do grupo “Harmonique 12”, através do qual apresentou em estreia mundial, várias obras para octeto de guitarras dos compositores D. Visser, P. Challulau, E. Rolin, C. Zulian, P. Demier, L. Bicalho, F. Vercken, G. Gioanola, J.-L. Petit, A. Brochot … “Harmonique 12” apresentou-se nos mais prestigiosos palcos em França e na Alemanha.

Com a violoncelista Sylvie Duvivier, constituiu o “Duo Horizons” considerado como uma das melhores formações deste género em França. Durante 20 anos, este duo divulgou um reportório original e de grande qualidade tendo sido convidado inúmeras vezes a participar em concertos e festivais tanto em França como no estrangeiro. Recolheu os melhores elogios tanto dos críticos como do público e realizou 3 CDs :
– “Serenata Romântica”com obras originais de Matiegka, Burgmüller e Dotzauer,
– “Histoires” com transcrições de Fauré, Debussy, Ravel, Ibert, Satie, Bartok, Bridge, …
– “Chants d’Espagne” com música de Albéniz, Granados, De Falla, Nin, e Garcia-Lorca.

É director de uma colecção de obras para orquestra de guitarras e uma colecção de obras para violoncelo e guitarra nas Editions Soldano-Paris. As suas transcições de Fauré, Debussy e Ravel estão editadas pelas edições Alphonse Leduc-Paris.

Em 2002 fundou a Orquestra Guitar’Essonne da qual é director, e desenvolveu vários projectos de intercâmbio cultural com outras formações de Madrid, Cambridge, Oslo, Praga, Waregem, Seixeles e gravou 4 CD.

Paralelamente, apresentou-se como solista ou em música de câmara em diversos concertos e festivais internacionais de renome em França, Quebéque, Alemanha, Inglaterra, República Chéqua, Roménia, Hungria, Itália, Espanha, Portugal e Marrocos.

Actualmente, Quitó De Sousa Antunes é professor titular nos conservatórios da região de Paris, director artístico do Festival Internacional Guitar’Essonne desde 2001 e membro fundador do Paris Guitare Quartet.

https://quitodesousaantunes.wixsite.com/quito-de-sousa